Diário de Bordo - Jonas

25/01/2006 – Sítio Forte – Marina - Parati

Logo que tomamos o café entramos na água que estava deliciosa. Preparamos o barco e saímos já velejando a mais ou menos seis nós (chegando às vezes a sete). Chegamos em Parati à tarde, nos abastecemos de água e gelo e paramos o Fandango na poita. Descemos para a marina e encontramos a Lu e logo após o Pedro! Não pudemos ir na piscina, pois ela parecia um mangue de tão suja, porém brincamos bastante fora dela e foi bem divertido. Tomamos banho e fomos para Parati para a Lu experimentar a creperia. O crepe estava ótimo e logo depois fomos na sorveteria. Passeamos um pouco mais e voltamos para o barco para dormir sossegados.

26/01/2006 – Marina - Jurumirim

Tomamos o café e logo fomos para a marina, mas a piscina ainda estava suja. O Pedro tinha ido mergulhar e nós ficamos brincando com os carrinhos. Depois fomos para Jurumirim, pois ia entrar uma frente fria e ia ser ruim ir para Ilha Grande. Eu e a Carol fomos para a praia e brincamos com um pessoal muito legal que estava lá. Depois voltamos para o barco e caímos na água um pouco, para depois comer um ótimo churrasco feito pelo pai. Lemos enquanto o pai e a Lu foram dormir. Após terminar mais um livro (“Minhas Férias”) fui dormir muito cansado.

27/01/2006 – Jurumirim – Ilha Grande

Hoje acordei tarde: já estávamos a caminho de Ilha Grande. Porém fiquei bem acordado no resto do percurso até lá. Paramos em Lagoa Verde para a Lu conhecer, porém a água estava geladíssima e nós voltamos para o barco. Eles quiseram mergulhar mais, porém começou a chover e eu fiquei lendo no barco. Uns quinze minutos depois eles estavam de volta morrendo de frio e embaixo de um chuvaréu danado. Saímos da Lagoa Verde e fomos para a enseada de Sítio Forte, onde comemos picanha com arroz. Depois comecei a fazer o diário e logo que terminei fui ler um pouco e dormi.

28/01/2006 – Lagoa Azul – Ponta do Aripeba – Sítio Forte

Como de costume tomei café logo que acordei e nós fomos mergulhar, hoje na Lagoa Azul. No primeiro lugar da lagoa estava tão sujo que eu vi até uma barata morta (eca!) e estava tão cheio de lancheiros que nós vimos mais “peixe-lancha” do que outra coisa. Depois fomos mergulhar em outro local e lá estava limpíssimo. Vimos até tartaruga! Além disso vimos um cachorro nadando de um extremo a outro da Lagoa Azul sem nem se cansar. Voltamos para o barco e comemos um lanche antes de sair. Fomos para a ponta do Aripeba e enquanto eles mergulhavam eu fiquei no barco (a água estava fria). Fomos então para Sítio Forte e pegamos bastante chuva. Depois de jantar um delicioso macarrão ao molho de atum “a lá Sérgio”, li um pouquinho e caí no sono.

29/01/2006 – Ilha Grande - Jurumirim

Acordamos e tomamos um bom café, saindo logo em seguida para a Lagoa Verde a fim de mergulhar. Eu não entrei na água pois haviam muitas águas-vivas, mas eles disseram que foi bonito. Depois saímos de Ilha Grande e demos uma bela velejada até Jurumirim onde encontramos o Felipe, um colega da Carol! Fomos até o barco onde ele estava, o Thalassa (32 pés), e levamos ele e seu primo, o Bernardo, até a praia. Lá jogamos frisbie e conversamos bastante. Depois demos uma volta de bote e levamos eles de volta para o Thalassa. Voltamos para o Fandango, tomamos banho, fiz o diário e jantamos salada. Depois nós fomos dormir cedo, porque esse dia cansou.

30/01/2006 –Jurumirim – Marina - Parati

Acordei com um barulhão: estávamos chegando na marina e batemos em um tronco de, segundo meu pai, 10 metros de comprimento (era de coqueiro)! Não houveram danos (ufa!) exceto talvez uma raspadinha na tinta de fundo. Tomamos o café na marina (ótimo como sempre) e eu fui brincar de carrinho na beira da piscina. Depois fui procurar a Carol e nós brincamos, junto com a amiga Martina, do barco Peter Pan, com um gato branco chamado Pompom. Após isso, a Lu foi embora e logo depois a Martina também. Voltamos para o barco e ficamos um bom tempo arrumando-o. Fomos então até Parati almoçar. Encontramos um bom restaurante: a Costelaria da Varanda. A comida é excelente! Você pede costela (tem muito mais que costela para pedir) e o acompanhamento é de graça. Depois deste maravilhoso almoço, fomos para a sorveteria e passeamos na cidade. Fomos no supermercado e voltamos à marina para um bom banho de piscina. Tomamos banho e voltamos para o barco onde vimos Perdidos no Espaço e dormimos. Opa! Esqueci de dizer que eu li mais dois livros: “Tudo Depende de Como Você Vê as Coisas” e “Pollyanna”.

31/01/2006 – Marina - Parati

Depois do costumeiro café a base de sanduíches, continuamos com a arrumação do barco. Então fomos para Parati onde passamos no banco para o pai fazer algumas coisas e almoçamos no restaurante “Saboroso” que é, realmente, muito saboroso. Passeamos pela linda cidade e vimos novamente a maré cheia. Então fomos em uma lan-house para o pai fazer uns trabalhos e na volta tomamos açaí (que estava ótimo) e passamos no supermercado. Então voltamos para o barco, onde eu e a Carol jogamos alguns jogos que havíamos ganhado no Natal e dormimos depois deste ótimo dia.

01/02/2006 – Marina – Parati - Bracuhi

Acordamos, tomamos café, fizemos diário e fomos para Parati. Passamos de novo em uma lan-house para o pai mandar e-mail´s e fomos almoçar na costelaria. A comida estava excelente e depois de comermos pegamos o carro e fomos passear na direção de Angra. Vimos a ilha do Cedro e a ilha Sandri, paramos na praia Grande e na praia de Tarituba (ambas lindas) e vimos de perto a usina nuclear! Depois fomos para Bracuhi, uma famosa marina de Angra, a fim de visitar uns amigos e acabamos conhecendo o Sérgio e a Rita do barco Yanam, que vão fazer uma viagem de volta ao mundo. Voltamos para Parati, passamos no supermercado e voltamos para a marina. Tomamos banho e ficamos esperando a chuva passar. Então voltamos para o barco e eu e a Carol ficamos brincando até as dez, além de termos feito o jantar (miojo) que estava bem bom. Às dez fomos dormir.

02/02/2006 – Marina - Parati

Tomei café e logo descemos para a marina para ir à piscina. A água estava deliciosa e brinquei muito com a Carol. Fomos para Parati passear e eu acabei comprando o livro “Artemis Fowl: Uma Aventura no Ártico”. O livro é muito bom e já estou na página 156. Enquanto estávamos na livraria começou a cair o maior “pé-d´água”, que aumentou ainda mais o nível da inundação causada pelo mar. Quando a chuva deu uma parada, fomos até a pastelaria “Pastelony”, onde tem pastéis de 30 centímetros! Estava delicioso o pastel que eu comi e logo depois fomos passear para ver a inundação. Logo após, passamos no supermercado e encontramos a Daniele, uma velha amiga lá da ilha! Voltamos para a marina onde tomamos banho, brincamos no barco e dormimos.

03/02/2006 – Marina - Parati

Acordei e tomei o café da manhã, para logo depois começar a trabalhar. Fomos no píer para abastecer o barco de água, gelo e diesel e depois fomos na marina do Engenho para procurar o André do veleiro “Magic Too”, mas ele não estava no barco. Estávamos chegando na marina quando demos pela falta do bote, que deve ter se soltado enquanto abastecíamos. Pouco tempo depois, o Nonoco, um marinheiro amigo nosso que trabalha na marina, viu o bote entre os barcos. Foi um alívio! Depois fomos colocar o barco na poita e almoçamos no barco. Novamente fomos na lan-house, dessa vez para baixar um software que permite falar com outra pessoa (como o telefone) pelo computador! E o melhor é que é de graça (este mês veio uma paulada de conta de telefone)! Fomos no centro histórico, passeamos e aproveitamos para tomar um sorvete delicioso na ótima sorveteria Ice Parati. Passamos no supermercado e voltamos para a marina. No barco, conversamos vendo o céu estrelado maravilhoso e a cidade de Parati toda iluminada. Voltamos para dentro e dormimos bem.

04/02/2006 – Marina – Parati – Laranjeiras – Ponta Negra

Acordamos e fomos fazer o diário. Logo depois fomos para Parati, na casa da Berê onde conhecemos a Sapeca, a linda cadelinha dela. Tomamos um bom café da manhã e fomos de carro até Laranjeiras, um enorme condomínio. De lá, pegamos um barquinho para a Ponta Negra. O lugar é incrível! Lindo, com um rio limpinho no canto da praia, água transparente e gente simpática. Fomos na casa que a Berê tem lá. É muito bonitinha, embora esteja em reforma. Após isso fomos numa trilha linda pelo meio do mato, onde vimos teiús e várias outras coisas. Chegamos na cachoeira esbaforidos e tomamos um bom banho na água gelada de lá. Na volta, fomos seguidos por um labrador chamado “Rei” e tomamos um bom banho de mar antes do almoço. Estava ótimo! Postas de peixe, arroz, feijão, salada e ainda por cima com vista para o mar! Depois eu e a Carol fomos brincar no rio e ficamos por muito tempo lá. Voltamos para Laranjeiras num barco de pesca e depois passeamos por Parati (depois de deixar a Berê em casa). Tomamos banho, fizemos diário e caímos no sono.

05/02/2006 – Marina – Jurumirim - Parati

Acordamos, tomamos café e logo fomos à piscina, onde brincamos muito. Depois de um tempo chegaram o Nelson, a Cristina, a Amanda e o Ubiratã, lá da ilha. Tomamos mais um banho de piscina (que estava deliciosa) e fomos para o barco. Velejamos até Jurumirim, onde nadamos e fomos para a praia. Brincamos muito e fomos comer no bar de lá. Pedimos dourado, cavala, arroz, feijão e fritas. Tudo estava ótimo! Também brincamos mais na praia e voltamos para a marina também velejando e fazendo “isca de tubarão” (pendurar-se na escada do barco e ser arrastado). Voltamos para a piscina e brincamos de Marco Pólo com o Agostín e o Tomás, que nós encontramos lá. Eles saíram (o Agostín e o Tomás) e nós fomos para Parati, onde depois de um sorvete, nos despedimos do Nelson, da “Cris”, da Amanda e do “Bira”. Passeamos, comemos churrasco, ouvimos música e voltamos para o barco morrendo de sono.

06/02/2006 – Marina –Parati

Hoje nem tomamos café e já descemos para a marina. Tomei um banho de ducha para espantar o calor e fomos para Paraty. Lá fomos no dentista onde o pai fez uma cirurgia no dente e eu acabei o “Ártemis Fowl”. Tomamos o café num tal de “Best Burguer” (não recomendado), uma imitação barata (e tão ruim quanto) de Mac Donald´s. Voltamos para a marina, onde tentamos pescar e tomamos algumas duchas enquanto o pai estava de molho no barco. Eu também inventei mais um jogo e nós fomos almoçar em Parati. Fomos no “Saboroso” e depois tomamos sorvete na “Ice Parati”, como sempre delicioso. Voltamos para o barco, onde fizemos diário e brincamos bastante com o meu jogo. Fomos na marina mandar e-mail´s e começou a chover. Voltamos para o barco, comemos o jantar e dormimos.

07/02/2006 – Marina –Parati

Acordamos e fomos novamente para o dentista. Depois tomamos café numa padaria da cidade e comemos um picolé. Voltamos para a marina e entramos na piscina, que estava ótima. Ficamos um pouco no barco lendo e fomos almoçar no “Churrasquilo”. De sobremesa eu comi uma mousse de chocolate e o pai tomou sorvete. Novamente fomos na piscina e brincamos muito. Tomamos um delicioso banho e eu li uma revista sobre Isaac Asimov, um autor de ficção científica muito famoso (ele que escreveu o livro “Eu, Robô”) e vimos um episódio de “Perdidos no Espaço”. Li mais outra revista sobre Arthur C. Clark (2001: Uma Odisséia no Espaço) e dormi como uma pedra.

08/02/2006 – Marina –Parati

Logo que acordamos, fomos na piscina e saímos para Parati. Lá fomos novamente no dentista para o pai fazer uma aplicação de laser. Tomamos café em Paraty mesmo, no Café e Arte, um lugar ótimo com tortas deliciosas. Fomos na lan-house mandar e-mail´s e voltamos para a marina, onde tomamos um banho de piscina, pegamos gelo, voltamos para a piscina e fomos para o barco. Lá fizemos diário e tivemos aula de história (ontem tive de ciências) e a Carol de matemática. A noite teve uma tempestade, mas não houveram problemas. Eu fiquei brincando com o jogo que eu inventei, nós tomamos um ótimo banho, jantamos uma sopa que eu fiz e ficamos acordados até a meia noite, quando fomos dormir.

09/02/2006 – Marina –Parati – Usina Nuclear

Novamente fomos ao dentista e tomamos café lá em Parati mesmo. Voltamos para a marina e lá brincamos muito. Depois fomos no supermercado e fomos para a Usina Nuclear. No caminho comemos algumas coisas e chegamos no centro de informações da usina. Lá vimos um vídeo sobre Angra 1 e Angra 2, as usinas que estão funcionando ali. Vimos vários painéis e maquetes de Angra 2 e dos reatores nucleares. É realmente interessante, porém com certeza não é o melhor tipo de energia. Primeiro: gera resíduos radioativos perigosos. Segundo: é extremamente caro (com o dinheiro destas usinas daria para construir várias hidrelétricas). E por último: se essa coisa deixar vazar resíduos a coisa vai ficar feia para muita gente. A apresentação foi ótima e na volta conversamos muito sobre isso. Fomos na lan-house de novo e, enquanto estávamos lá, caiu um chuvaréu danado, tanto que, quando saímos de lá, mesmo com maré baixa, as ruas ficaram alagadas! Voltamos para o barco, brincamos e eu fiz vários exercícios de matemática. Eu nunca pensei que matemática pudesse ser tão legal! Fiz quase três páginas de exercícios e, para fechar o dia, só errei um! Vimos mais um episódio de “Perdidos no Espaço” e fomos dormir exaustos.